domingo, julho 13, 2008

Sexo na e educação

Sexo é sinônimo de dúvida e curiosidade de 5 entre 5 jovens. E, nessa idade, o lugar que freqüentamos e tiramos (ou tentamos tirar) todas (ou a maioria das) nossas dúvidas, é a escola. É lá que conhecemos nosso primeiro namoradinho, os amigos que vão nos acompanhar por toda a vida, os que vão nos acompanhar só até o final do colegial... É onde damos nosso primeiro beijo, onde aprendemos e colocamos em prática os palavrões, o lugar onde fazemos as primeiras travessuras... enfim, a escola nos ensinar um pouco sobre o que é a vida. Ou, pelo menos, nos inicia à ela.
Querendo ou não, ela fica encarregada de nos preparar pro “mundo lá fora”. Isso implica não ter professora, coordenadora, diretora que passe a mão na nossa cabeça, ou perdoe os nossos erros. Lá fora, não tem volta.
E é por causa dessa importância que a escola tem em nossas vidas que acho bacana a idéia de ter uma máquina de camisinhas no recinto. Mas claro, conscientizando e instruindo os alunos para que usem-nas quando preciso, e não como brinquedo (bexiga) no intervalo das aulas.
E para que isso ocorra, seria necessário aulas legais de educação sexual, diferente das aulas de ‘biologia’ que ensinam hoje. Fazer uma aula divertida, meio lúdica, pra mostrar o sexo como ele realmente é: natural. Assim, conviver com a maquininha de camisinhas não seria problema nenhum para os pais conservadores de plantão. Porque, tendo camisinha na mão ou não, transar não se torna uma obrigação. E nem uma garantia de sexo seguro.

→ ♪ "Girls ♀, you know you better watch out! Some boys ♂ are olny about that thing, that thing..."

Quando eu tava na sétima série tinha uma colega que colecionava camisinhas. Veja bem: colecionava. Se ela chegou a usa-las, não sei... hahaha Ter camisinha ou não, não significa nada. Se a pessoa que transar sem camisinha, ela vai fazer. Mesmo tendo a bendita dentro do bolso! A responsabilidade vai ser sempre nossa. É só ter consciência. (;

Nenhum comentário: