segunda-feira, agosto 20, 2007

Salve a pátria

É difícil falar de um assunto importante e que, por causa da sua seriedade, as pessoas achem "chato" ficar discutindo sobre ele.
Mas, como eu sou do tipo de pessoa que prefere enfrentar os problemas à fugir deles, vou começar o debate aqui. Vocês achando chato ou não.

Eu sou patriota. Gosto do Brasil. Não to falando do Brasil político. Me refiro à essa imensidão e variedade de culturas, fauna, flora... cada vez mais que desbravo e/ou procuro conhecer um pouco mais do meu país, fico mais fascinada e apaixonada. E decepcionada, revoltada, indignada.
Não tenho dúvidas de que aqui seja o melhor país do mundo pra se viver - tirando o povo. A localização geográfica do Brasil traz a ele inúmeros benefícios. Até sorte com placas tectônicas nós temos ( o Brasil fica bem em cima delas, o que nos livra dos terremotos ). E a diversidade é fantástica! Podemos escolher entre a agitação de uma metrópole como São Paulo ou a tranqüilidade de uma pacata cidade interiorana como Camanducaia, aqui em Minas, onde estou morando. Quer frio ou calor? Mato ou concreto? Aqui você pode fazer sua opção. Temos pra todos os gostos.
É uma pena que a maior riqueza que um país pode possuir, no Brasil é pobre: o povo.
Não são todos, mas o brasileiro típico só quer saber de vida boa e se dar bem. Explora o país e não tá nem aí. Fiquei sabendo que um grande líder religioso internacional comprou mais de não-sei-quantos-mil-alqueires de terra aqui. No Amazonas, em Goiás, Mato Grosso... a indústria imobiliária sai ganhando, mas e o país??? O Brasil está sendo vendido! Não se ouve falar nos jornais, nos telejornais, na internet... estamos perdendo nosso país. E isso é sério. Deveríamos ter uma postura mais conservadora, assim como os EUA tem. Capital estrangeiro? Tudo bem, mas tem um limite! Temos que ser mais protecionistas (ou sensatos, né?), ou senão, acabaremos escravos (novamente) deles.
O Brasil é como uma mulher bonita que não se valoriza. Deixa todo mundo se aproveitar dela e é infeliz. Temos que erguer a cabeça, arregaçar as mangas e lutar contra esses aproveitadores/exploradores. Pelo nosso bem, pela felicidade do Brasil, pelo futuro do país.

7 comentários:

Anônimo disse...

E não é que é assim mesmo?
todo mundo se indigna com a situação em que o país está.
mais fazer a mudança que é bom, nada.

O Brasil não se dá valor. os brasileiros, muito menos.

Anônimo disse...

Legal que você se preocupa em se aprofundar em um determinado assunto ignorado.

Mas, o Rockefeller Center e boa parte dos estados unidos já pertenceu à japoneses. No Reino Unido, pessoas da europa de leste têm comprado propriedades adoidado, assim como ingleses têm comprado casas e mais casas na Itália, França, Espanha e afins.

O mercado imobiliário já se tornou internacional, e nada mais lucrativo para o Brasil, que entrar nesse mercado também.

Concordo que o principal problema do Brasil seja o povo e a cultura exploratória que se têm desde a colonização. Mas a desigualdade social impede que todos os Brasileiros se beneficiem desse mercado internacional, fazendo dos latifundiários mais ricos, e dos pobres cada vez mais incapazes de conquistar um lugarzinho que seja para dormir.

Existem respostas para todos os problemas, o que falta é clareza na população, e ao invés de desviar os problemas para o exterior, consertar o que está errado dentro da política nacional.

Uma coisa que eu acredito não ver acontecer por um bom tempo, infelizmente.

Anônimo disse...

Não descarto a possibilidade de morar fora do Brasil por alguns anos... Tem algo no mundo que me fascina... Mas, sem sombra de dúvidas aqui morrerei :} e se conseguisse viajar e passar muito tempo fora, gostaria de voltar para um país cheio de riquezas e diversidades e com uma população mais consciente do que possui ;P
Parabéns pelo texto publicado ;D
:*

Anônimo disse...

Liii! Olha nós lá na Caprichoooo!
Gaaaaah! Adorei ter saido com você viu?! É nóis!!!Rrsrs
E eu concordo com vc viu!Sou apaixonada pelo Brasil, e fico com um ódio qnd os próprios brasileiros falam tão mal do país! É um absurdo...
Beijoooos

Anônimo disse...

a solução é alugar o brasil! nós não vamos pagar nada, lalalala... aheuaheuhahuue

mas já somos escravos dos eua né ¬¬

gostei da metáfora, mulher bonita :D

beijo, LI :*

Anônimo disse...

eu concordo plenamente.
todo mundo sabe que temos um problema, todo mundo reclama. mas fazer algo útil? ninguém faz. e é o povo que te o poder de mudar alguma coisa ;P

adorei a comparação do brasil com uma mulher bonita que não se valoriza (:

:*

Anônimo disse...

Também concordo. Acho que o povo do Brasil só reclama, sinceramente. Somos todos um bando de revolucionários de sofá, que só sabem achar coisas erradas e nunca fazem nada. Meu, chega época de eleição, o povo desliga a TV no horário eleitoral e acaba votando em branco por achar que político é tudo igual! Assim nunca muda mesmo, pô!
Acho que a mudança vem da base, não adianta a gente falar e as escolas continuarem a ensinar a lei do come quieto.
É isso aí Lid, vamos mudar tudo! ;**