terça-feira, agosto 28, 2007

Vai que vai!

Eu me interessei por surf não pelo esporte em si, mas por toda filosofia que o envolve. Sempre fui aficionada por esportes, praticava qualquer coisa que me chamassem. Mas o surf é diferente.
Surfar não é "estar em contato com a natureza", mas mais que isso, é interagir com ela. Afinal, você surfa no oceano. Tem que conhecê-lo, respeitá-lo. Ninguém pode confrontá-lo. Não pode chegar na praia e ir entrando direto na água. Não é assim que funciona. Tem todo um ritual, físico e psicológico.
O primeiro passo é você verificar as condições do vento, observar o movimento das ondas, o tamanho delas, saber onde que ela repuxa - a chamada "vala" - e também tem que ficar atento aos banhistas e outros surfistas, pra não prejudicar ninguém. Alguns aquecimentos a mais e você está preparado pra entrar no mar. Chegou a hora! Você tem que manter-se calmo e focado no que vai fazer. Prestar muita atenção a tudo à sua volta (você tem que estar em sintonia com esses elementos), pra poder furar as ondas antes que elas quebrem na sua cabeça, até você chegar no line-up. Essa é a segunda fase. Se você ficar afobado ou nervoso, vai se atrapalhar. Muita gente desiste nesse ponto.
Se você conseguir furar todas as ondas, beleza. Agora tem que se preparar para outra etapa, a última, a decisiva... e a que deixa mais feridos. A hora de escolher a onda. Escolher? Sim, pois há ondas e ondinhas. Às vezes ela vem grande e você está atrasado, ela pode quebrar antes de você dropá-la, aí você volta. Se não, pode entrar errado e cair. São muitas oportunidades, cabe à nós escolher qual é a certa, qual o momento certo. Mas isso quem tem decidir é você. Quando seu 6º sentido te der um beliscão, você vai atrás. Sai remando com todas as suas forças até chegar no lip e entrar nela. Esse é o espírito surfístico "Go for it", Vai que vai, traduzindo toscamente pro brasileirês. Vai que vai, que vai dar certo! Mas tem que ir pra valer, se entregar de corpo e alma. E assim é tudo na vida: focar-se, preparar-se e ir atrás.
Depois que vocêestá na onda pode fazer o que quiser. Esta é a SUA ONDA, aproveite-a. São poucos segundos, mas é único. Quando chegar no final vai sentir-se realizado, leve, extasiado, explodindo de adrenalina e felicidade, "pronto pra outra, demorou!".
O surf, pra mim, é isso. Uma metáfora do que é a vida. Por isso que eu sempre digo, menina: se você tem um sonho, tem um objetivo: "Vai que vai! E vamô que vamô!" ;) \m/


E foi munida dessa máxima que eu fiz as malas e vim embora pra Sampa. Sem avisar nem nada. Quer dizer, avisar, eu avisei (senão você vão me achar inconsequente, impulsiva). Na verdade eu já tinha conversado com a minha avó (é com ela que eu tô morando) bem antes. Era pra eu ter vindo no outro domingo (19/08), mas eu tinha algumas pendências "pendentes" (haha) lá em Minas, então, adiei minha ida. E esqueci de avisar minha vó dessa "adiada".


Quando chego em SP (eu e a família toda), ligo pra casa dela... nada. Ligo pra minha tia... nada. Pensei, otimista: "Ela saiu com a tia, foi no supermercado, sei lá... deve voltar logo." Ligo pro meu tio:

- Oi, tio. É a Lívia.
- Oi, Livinha. (pois é, pra eles eu vou ser eternamente "Livinha" hahaha)
- Tudo bem? Tio, você sabe onde a vó foi?
- A Vó? Ela foi pra Campos. [do Jordão]
- (tentando manter a calma pros meus pais não perceberem) Ah... e quando ela volta?
- Ah, acho que à noite ela chega... Umas 18h, 19hs...
- Então, é que eu trouxe minhas coisas, tô indo pra casa dela.
- Onde você tá?!?!?!
- Na Marginal.
- Na Marginal?!?!?! Indo pra mãe?!??!?! (Repetindo pra tentar acreditar, imagino eu haha)
- Você tem a chave da casa dela?
- Tenho. Passa aqui na igreja que eu te entrego. (Meu tio não é padre, não. Ele só é católico. haha)
- Beleza.


HAHAHAHAHA! Isso que eu chamo de surpresa, hein??


Enquanto minha mãe preparava o almoço, constatei, vasculhando os armários, que, como minha vó está morando sozinha, não havia comida. Tínhamos que ir no supermercado, pois caso contrário, ou eu morreria de fome, ou eu iria falir minha vó com a conta do supermercado. hahahaha!
Foi o que fizemos. Depois do almoço, no momento em que meu pai foi deitar-se para o "cochilo pós banquete", fugimos pro Sondas.




Meu carrinho:

Começamos pelas verduras e frutas: brócolis (meu amigo diz q eu sou o menininho da propaganda: "mãããe! compra brócolis?" haha), couve, couve-flor, alface, cebola (Simm! Adoro! haha Essencial)... passamos pelas coisas nada saudáveis: bolo pronto de maçã com canela, de nozes, (muito) pão-de-mel, géleia de morango, biscoito cream-cracker... às inúteis: esmalte Renda, óleo secante, esmalte Sexy, esmalte Dafne, esmalte Paris (não, não sou manicure... é hobby mesmo hahaha! Pinto a unha todo dia. Falta do que fazer? =\ Vai saber...), creme de limpeza diário e uma caneca da Nescafé... cheia de Nescafé hahaha... até chegarmos às básicas: fígado, carne denominada "strogonoff", champignon e leite.
P.S.: Aguardem o post sobre o Brad (Pitt, mas não o marido da Jolie. O poodle da minha vó hahaha!)
P.S.²: E que tempo frio é esse em São Paulo?? Affff, fugi do frio de Minas pra vir enfrentar o frio paulista?? =/
P.S.³: Adoro fazer metáforas. Posso fazer metáfora pra tudo. Aguardem os próximos posts, aguardem...

14 comentários:

Anônimo disse...

ninguém merece fígado ¬¬'
buena sorte na nova faze "live in sampa" (ou "lívia in sampa" Oo')

=***

Anônimo disse...

agora eu aprendo a surfar \o/

obs.: "Go for it" foi lindo ^^

Anônimo disse...

hein??? Leia Mais?
Puuuuutz q legal, agora q fiquei sabendo!! hauhauahuahauhuaha, deletei o orkut! ¬¬
fiquei por fora! vou comprar a revista!! ahahahaha ai que feliz!

Anônimo disse...

agora q li o Post!!!! eu tb qro sampa pra mim!!!

amanhã to aí...

deixei recado offline no teu eme esse ene!

Anônimo disse...

hahaha adorei a "saga"! mto legal!
e ah, vc acha que t� fazendo frio em sp?? eu acho at� que t� meio quente..e olha que sou friorenta master! hehehe!
beij�o

Anônimo disse...

fígado? ai :x

a sua metáfora de vida é ótima :} surfar deve ser bem interessante mesmo! Mas meu esporte mais radical praticável e andar até o ponto de ônibus em Ctba mesmo ;P ontem fui atropelada por uma baixinha saida de uma panificadora e FOI-SE MEU NARIZ ¬¬ mas tudo bem!

A sua lista de supermarket foi ótema :D e vc ficou sozinha com o Brad no fim das contas?

Ah, faz minha unha? A ultima vez que fui no salão fazer (depois de 5 anos sem fazer \o/) a mulher não tirou um bife da minha unha e sim uma picanha em bola ¬¬ doi pra tudo ;x


:***

Anônimo disse...

Adorei o surf como met�fora da vida!
Bem vinda � S�o Paulo!
Agora tem v�rias praias perto pra vc surfar...=)
Ir no supermercado sozinha foi umas das coisas mais legais que achei quando fui morar em rep�blica...Comprar soh coisas que vc gosta...que del�cia!

beijo!

Anônimo disse...

fííígado!
como eu amo fígado gente!

amo³³.

eu raramente faço a unha, só pinto raramente. :~

e cara, tirando o brócolis, couve e etc, tua lista de compras tá ótima!

afinal, tu tava morando em minas sozinha e voltou p sampa pra tua família?

boiei :~

Anônimo disse...

Aaaah, eu adoro surf (só ver, porque surfar mesmo eu tenho medo). Queria ter coragem de entrar no ma e pegar umas ondas! :D
Beijo :*

Anônimo disse...

aaah acho surf muito legal mas não sei surfa bem...=/muito legal teu blog!!onde tu achou esse templante?

passa no meu plx...

aboutgi.blogspot.com/

=**

Anônimo disse...

Lembrei de você ontem. Estava passando pela praia da Macumba e vi uma pousadinha feita só para surfistas :D~

Anônimo disse...

Olá... vc comentou no blog de minha banda ( Recareggae ), ai estou entrando em contato contigo, para agradecer as palavras, e se quiser mantes contato, add meu MSN.. bjusss

goodvibes

Anônimo disse...

Nossa eu queria aprender a surfar hehe deve ser uma delícia...

qdo eu morar em cidade com praia, qm sabe ;)
bjuuss

Anônimo disse...

Liverexxx!!!
Irádo seu texto! Muito bom mesmo!!!

"Go for it" Brother!!!

Boa Sorte nessa sua nova fase! Tomô aí na torcida, blza?!

Bjão Li!
ALOHA!!!