domingo, janeiro 14, 2007

Das vantagens e desvantagens de se morar em uma cidade pequena

Faz tempo que tô pra fazer esse post hehehe

Há um ano e dois meses exatamente, deixei uma cidade "média" (Bragança Paulista) para vir morar em... Camanducaia... "Camandu-quê?" Camanducaia, no estado de Minas Gerais. Apesar do nome comprido, a cidade é pequena. Uma mudança e tanto para quem já estava acostumada com a agitação de Bragança, uma cidade não tão grande, mas que é (bem) mais desenvolvida que Camanducity. =)
Além dos pórens de ter que se deixar uma cidade que você já tinha uma "vida social" (hoho falou a SENHORA POPULAR ) : "abandonar" amigos, pessoas conhecidas, pessoas que você só encontrava nos lugares que frenqüentava, os lugares que você freqüentava, enfim, todas essas coisas que a gente acha que não pode viver sem - sentimento típico de quando perdemos alguma coisa... e não queremos perder.
Mas, como nem tudo é só chororô, tem o lado bom. "Como assim, lado bom?? Você vai pra um cidade onde não conhece ninguém, fica onde o vento faz a curva, não tem NADA PRA FAZER e acha que ainda tem um lado bom?!?!?! Tu és maluca mesmo!!"
Não,não. Posso ser considerada uma pessoa otimista - ou realista mesmo.
Depois de um ano e dois meses, faço uma análise e concluo uma tese sobre as vantagens e desvantagens de se morar em Camanducaia - o que vale para qualquer cidade com menos de 20.001 habitantes. (:


Pequenês
O Lado Bom:
Depois que entrei na escola e me enturmei com o pessoal - que foram me apresentando pra cidade - em dois meses já conhecia quase todo mundo da cidade
O Lado Ruim:
Nos primeiros dois meses (novembro-dezembro), fiquei em casa, vegetando, agonizando, sem ter com quem sair - minha irmã só saia de casa pra ir na igreja - e sem conhecer ninguém. Nesse período tive um acesso de loucura, que fica pro próximo post.

Amigos x Inimigos
O Lado Bom:
Como a cidade é menor, fica mais fácil fazer amizades.
O Lado Ruim:

Se você for uma pessoa como eu, que não tá nem aí para rótulos, nem opiniões pré-formadas sobre os outros/coisas ( gosta de formar uma opinião própria ) e conversa com todo mundo, independente da turma/panela/tribo ( o que você quiser chamar ), sempre vai ter algum amigo/a que não gosta de um outro amigo/a seu.


Baladas
O Lado Bom:
Tem baile quase todo mês. Detalhe: é "baile", não é festa. hahahaha
(Ok, mas isso também tem em cidade grande...)
O Lado Ruim:

No baile, usualmente toca uma banda - que usam umas roupas cafonas (uma vez teve uma que abriu o show vestidos de padres/freiras :S:S ) -, raramente tem um Dj (bom) e , se você vai para ver gente nova, xiiii... perdeu 15 reais. hahahaha Eu costumo dizer o següinte: "Que encontrar alguém da cidade? Vai no baile." A cidade inteira aparece lá.



Tranqüilidade
Lado A:
Campeão nesse quesito. Sem muitos carros, não há tanto barulho. E o clima bucólico contribui para serenar os ânimos.
Lado B:
Tranqüilo demais.


Variedade
Lado A:
Quase não há.Pra quem só compra um certo produto da marca X, tudo bem.
Lado B:
O ruim é quando não tem a sua marca. Você acaba tendo que se contentar em comprar a marca Z, que, além de não ser sua preferida, geralmente você paga bem mais do que se comprasse num Hipermercado.


Namorar
Lado A:
Você sempre vai saber onde seu namorado/a está... Afinal, já que todo mundo o conhece, alguém vai ter que saber onde ele está.
Lado B:
Sua privacidade (que privacidade?) fica exposta demais. E, às vezes, você prefereria não saber onde o sujeito estava.


Ficar
Lado A:
Se você gosta de ser solteira, e não consegue ficar sozinha, faça como os mineiros: fique na moita (literal).
Lado B:
O dark side de ficar é a má fama - como sempre. Se você fica com muitos, é (ro)"dada" , se não fica com ninguém ( ou se for muito exigente ) pode ser desde lésbica até ... lésbica. Ou seja, você escolhe: ou fica com fama de lésbica, ou com fama de galinha, ou namora qualquer da esquina.
Dica:
Não ligue para rótulos. Be yourself ;) Se não gostaram, azar.


Na lan house
Lado A:
Já que você conhece todo mundo - e vice versa -, você (eu) pode ficar devendendo na lan house porque o João sabe que você vai voltar cedo ou tarde para usar de novo - e, conseqüentemente, pagar a dívida anterior.
Lado B:
O menino que faz o outro turno da lan fica sabendo que você pendurou a conta: "Orra, não tem um real??"
Dica:
Seja honesto (a) e pague sempre. (:


Lazer
Lado A:
Aqui, o único lugar (!!) que tem para se sair à noite é a chopperia. Lugar gostoso, com música ao vivo, você se diverte com seus amigos.
Lado B:
Se você bebe além da conta, todo mundo fica sabendo. E comentando. Ah! E, claro, você sempre encontra as mesmas "figurinhas".
Dica:

Compre um carro e vá para outras cidades.


Pra quem mora na roça
Lado B:
Fica longe da "cidade", qualquer lugar que você queira ir (à pé) é uma longa caminhada.
Lado A:
Ter a sua volta um campo gramado, floresta ao fundo, gaviões pousando na cabeça dos bois, fazem você tem certeza que Deus existe. (:



Singularidades
- O Lixeiro passa buzinando na rua ( se você esqueceu de colocar o lixo na rua, dá tempo de correr atrás do caminhão ). E todos os dias. =)
- Você come pizza ao lado do prefeito sem se intimidar. Aliás, o prefeito cumprimenta (conhece) todo mundo.

- Não tem um semáforo sequer! pra vocês verem o "tamanho" da encrenca. hahaha

- Bairro? Todo mundo que mora na "cidade",mora no Centro. ha³


Personagens de Camanducaia
- O Joinha, esse é popularmente conhecido. Tem até comunidade em sua homenagem no orkut.
- Lupita, a cachorra mais gordinha e querida da cidade, fica zanzando de um lado pro outro... Presenciou cenas memoráveis da cidade. Também tem comunidade no orkut: "Ah se a Lupita falasse..."
- Daniel, 19, atleta paraolímpico, foi para a África representar o Brasil e trouxe consigo 7 medalhas. 3 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze. Promessa NACIONAL!! (:
- "Camanducaia", jogador de futebol já jogou no Santos, Curitiba... se deu bem.
- Victor Ferreira. Esse eu vou ter que puxar o saco e fazer um pouco de "merchandezing" (assim que se escreve?), já que tive o prazer de conhecê-lo e tornar-me sua amiga. Dono no maior
site de baladas da cidade ( talvez até da região ), sempre envolvido com as notícias da cidade, aposto minhas fichas nesse garoto. Futuro apresentador do JN, tem futuro brilhante pela frente. Muy batalhador. ;)


Curiosidades sobre Camanducaia
- Monte Verde, pra quem não sabe, é distrito de Caia. Se você nunca ouviu falar em Monte Verde, então venha conhecer. Você vai entender o porquê do nome. ;)
- Caia já foi notícia do Jornal Nacional várias vezes.
Em 2006, bandidos assaltaram o Banco do Brasil. Exigiram que a empresa estivesse presente, pediram helicópteros e o escambau. Distribuíram dinheiro pro pessoal que tava dentro do banco - e que depois tiveram que devolver, óbvio.
Ano passado também aconteceu um desastre ecológico, assim como ocorreu em outras cidades mineiras nesse ano. Por ter chovido 5 horas seguidas, o rio transbordou e inundou casas. Daninficou até o asfalto. Foi triste.
Foi aqui que a polícia encontrou alguns dos assaltantes da quadrilha que roubou o Banco Central (?) em Fortaleza (?).


Pois é. Quem diria, não?
Confesso: me surpreendi (lado a)com Camanducaia. Porém, me vejo tendo que sair daqui. Não, não que eu não goste de morar aqui, mas é que as oportunidades que eu preciso encontrar (lado b), estão um longe. Vou ter que me entregar para o anonimato e correria das cidades grandes - de novo.

Mas como disse no início, não sou uma pessoa negativa (never, ever!! ), apenas tenho que me adaptar com as circunstâncias. E, se a crença - se alguém beber a água do Itororó, pode ir embora de Caia, mas vai voltar -, é verídica, então, meus amigos, preparem meu cantinho, que um dia eu vou voltar.




Inutilidades:
A palavra todo mundo aparece 6 vezes no texto.


Sobre Camanducaia:
Tem 20.000 habitantes
, 138 anos.

2 comentários:

rodrigovargas disse...

tava fazando uma busca sobre camanducaia e achei sem querer esse texto de quase dez anos atrás. uma fofura, lívia ;)

Cíntia disse...

Boa Noite! Adorei o texto e me empolguei mais ainda em ir morar na cidade. Mesmo esse tendo sido escrito ha quase 10 anos.
Se vc ainda o acessa, poderia me dizer se continua tudo tranquilo ainda?