domingo, setembro 07, 2008

Quem é a vítima?

A internet é o meio de comunicação mais democrático. Poder acessar o conteúdo que você quiser, saber as notícias que estão passando em outro país sem precisa pagar um plano abusivo de assinatura de canais internacionais, conhecer pessoas e projetos que a tv seria incapaz te apresentar. A web, bem ou mal, te abre um leque de possibilidades.
Não é de se espantar que o compartilhamento de música deu tão certo. Buscar músicas de bandas que você não teve condições de comprar um cd ou não encontrava de jeito nenhum nas lojas é um ótimo negócio. Pra quê pagar mais de 40 reais num cd com 10 músicas sendo que você pode baixar tudo e mais os álbuns antigos de graça?
Dizer que é pirataria, que é um ato fora da lei, que traz prejuízo pro artista... isso é papo de empresário que deixou de lucrar mais ainda em cima do consumidor. O artista perde quase nada, pois a parte que ele tem sobre os cds dele é muito pequena. Ao contrário, a internet sendo essa rede que é, o ajuda. As pessoas divulgam, se gostam, a banda, fazendo com que ela alcance um público muito maior.
Quantas bandas/artistas não estouraram por aí por causa da internet? Viraram fenômenos? Armandinho, Chimarruts, Malu Magalhães... só pra citar alguns. Todos eles atingiram fama graças à internet. E mesmo tendo a possibilidade de baixar as músicas de graça, muita gente ainda prefere comprar o cd. Ou seja, quem gosta e sempre gostou de ter os cds, continua comprando. A diferença é que pode-se ouvir antes de comprar. Uma garantia do produto.
O lado negativo que a internet trouxe foi justamente essa compensação que os empresários fizeram para ajustar o ganho deles: o volume de cds abaixou, então aumentaram o preço dos shows. O que já não era barato, ficou obsceno! É mais caro ver Madonna no Brasil do que na Europa! Depois vêm reclamar da “pirataria” da internet? No fim, é uma falsa economia que a gente faz deixando de comprar cds. Porque o show, que é o mais importante, a gente não tem opção. Ou paga o preço, ou paga o pato. Quem é a vítima da história?

→ "Baixar músicas e vídeos da internet deve ser proibido?"
P.S.: Não saiu legal. Mas enfim...

Nenhum comentário: