sexta-feira, junho 06, 2008

E qual é a intenção?

Não sei se é porque eu sempre passo esse dia sozinha - ou porque, no único ano em que eu estava namorando, dei um presente super criativo e ganhei nada-, ou porque sei que é só mais uma data que os comerciantes e marketeiros criaram pra poder vender perfumes e celulares com coraçõezinhos estampados. Talvez seja por todos esses motivos que eu DETESTO esse dia. É mais um exemplo explícito de como nos tornamos submissos ao mercado. De como comercializaram o amor. Se aproveitam da vontade de agradar dos apaixonados, pra lucrar em cima.
O alto número de vendas no dia 12 de Junho não quer dizer que as pessoas estejam se amando mais, que elas estejam mais felizes. Porque uma estatística não reflete a situação de cada um. Não significa que uma pessoa realmente ame a outra. Significa apenas que o marketing desse ano deu certo, e que as pessoas continuam gastando.
Ver todos sentindo-se obrigados a presentear a pessoa com quem se está junto, me causa náuseas. Porque se tornou uma conveniência! As pessoas se sentem desconfortáveis, deslocadas se não participam desse ritual. E aí, torna-se mais importante dar o presente mais caro e diferente que celebrar o amor. Acaba-se a essência. Que ponto ridículo chegamos, não?
A melhor maneira de demonstrar nosso amor a alguém é nas pequenas ações do dia-a-dia. E os melhores presentes são aqueles que compramos porque lembramos da pessoa, que sabemos que ela vai gostar. Não importa se é um simples cartão, não importa quanto custou. E não há data específica para se presentear. Porque o que realmente importa é intenção. E tenho (muito) dito.

→ Pauta para o site do TDB da Capricho.
E nesse dia dos Namorados eu vou ME presentear. Afinal, sou enamorada. Namorada da vida. (:

Nenhum comentário: