sexta-feira, março 14, 2008

Ele fala!




Manso, sem pressa. Faz caras e bocas. I-gual-zi-nho às caricaturas. Pude ver com meus próprios olhos essa figura conhecida e carismática, ao vivo, ontem (13/03) no Sesc da Vila Mariana. Convidado da semana do Sempre um papo, Veríssimo falou sobre Literatura (tem prioridade pra isso, considerando que é filho de Érico Veríssimo, um dos maiores romancistas brasileiros), Crônica e Jornalismo por quase duas horas. Um tempão pra quem "não fala".
Luis esclareceu e contou casos bizarros sobre elogios e prêmios que recebeu do texto "Quase" creditado à ele e que, no entanto, não é de sua autoria. Um dos melhores momentos foi a opinião dele sobre o Jornalismo/ista atual em comparação com o de sua época. Para Veríssimo, a maioria dos Jornalistas de hoje parece ser de direita (capitalista), sendo que, no passado, na época da ditadura e da censura, a maior parte era de esquerda (comunista). Pelo menos até o editor do Jornal. Concordo com todas as letras.
O objetivo da palestra também era divulgar um compacto que a Ed. Objetiva acabou de lançar, e que reune as melhores histórias do autor.
Quem chegou atrasado e não pôde entrar no salão, como eu, não foi esquecido. A organização do Sesc deixou mesas, muitas cadeiras, sófas e poltronas à disposição dos retardatários nessa sala onde, depois do bate-papo, Luis distribuiu autógrafos e sorteou livros.
O próximo convidado será Eugênio Bucci, também no Sesc da Vila Mariana, dia 10/04 às 19h30.
Pra quem gosta de um programa cult, é uma boa pedida.

Nenhum comentário: