sábado, agosto 16, 2008

Orkut show



A curiosidade e interesse pela vida alheia sempre atiçou as pessoas. É a terceira coisa que – não só - o brasileiro mais gosta de fazer. Em primeiro lugar está reclamar da vida e dos políticos, no segundo lugar está criar feriados (ou seja, não trabalhar).
Não é a toa que programas como Vídeo Show vêm se perpetuando (já são 25 anos alimentando a curiosidade do povo) e servindo como modelo para programas genéricos na tv. Todos querem saber como é a “vida de artista”. Saber os gostos pessoais, os hobbies dos atores, cantores e aspirantes à artista, sempre deu audiência.
Mas a internet nos possibilita ir mais longe. No anonimato ou não, qualquer pessoa pode fazer pesquisas aprofundadas sobre o que (ou quem) quiser. Descobrir desde os blogs, fotologs, e etc, até quais sites a pessoa se cadastra.
Na era do individualismo, o Orkut chegou para a alegria e facilidade dos fofoqueiros e xeretas! O sucesso é tanto que ele deixou de ser “só para convidados”. E o Brasil lidera o ranking de cadastros.
No Orkut, as pessoas podem ser o que quiserem. Podem criar personagens. É o vídeo show dos anônimos que querem ser/ agem como famosos.
As pessoas tiram fotos nos mesmo ângulos, fazem as mesmas poses que as outras, copiam os perfis das outras. Querem ser mais confiáveis, legais e sexies que as outras. Querem ser capas de comunidades “VIPs”, “O mais gato (a) do orkut”.
Você vai à uma festa e tira foto "pra colocar no orkut". Pra mostrar como você é sociável, quantos (supostos) amigos você tem. Ah, sim! Você é muito popular! Tem mais de 900 amigos na sua página, né! Mas quantos desses você realmente conhece? Quantos você pode considerar como amigo mesmo?
O Orkut é o show do exibicionismo. E a gente vê o reflexo disso nas ruas. As pessoas não se vestem mais para elas. Se vestem para os outros. Não fazem mais o que querem. Fazem o que os outros vão julgar como legal. É triste. Deplorável.
No Orkut todo mundo experimenta a sensação de ser vigiado, de ser artista. E aí, no ápice do “estrelismo”, bloqueiam a página, apagam os recados... Sinto muito, mas quem apaga recado, pra mim, tem é rabo preso. É como o artista que não fala da vida pessoal. Tu não quer ser uma “pessoa pública”? Então porque não deixa sua página aberta? Por que apaga os recados??
Ah, tá. Você só quer mostrar o óculos novo que comprou para usar na viagem que fez pra Porto Seguro, né? Entendi...


→ "Você fuça a vida alheia??"
Falei.
P.S.: Desculpem a montagem tosca, mas tava sem saco paciência para ficar mexendo no Photoshop.

Nenhum comentário: